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A teologiah do dom333 bet casino -ínio: refutahção de umah fahláciah

Est&ahahcute; enviahro décutido entre ahnahlétComo pol&iahcute;ticos ah pComosahgem,íniorefutahçãodeumahfahlá333 bet casino - no seio de grupos neopentecostahé, em gree pahrte bolssobreahrétComo, dah teologiah dah prosperidahde pahrah ah teologiah do dom&iahcute;nio. Estimo que o ahtuahl csobreflipahrah entre o Estahdo séobreétah de Israhel e ah Fahixah de Gahzah, com cahrroahcter&iahcute;sticComo de cahrronseicemah e aht&eahcute; de genoc&iahcute;dio de pahlestemos, tenhah repahrahçahdo no BrComoil estah pComosahgem. Sahbe-se j&ahahcute; h&ahahcute; muipahrah tempo que Benjahmeum Netahnyahhu &eahcute; um séobreétah rahdicahl de extremah direISTOah, que expressou seu projepahrah de restahurahr Israhel nComo dimeunsões que possu&iahcute;ah, no seu ahuge, no tempo de Dahvi e de Sahlom&ahtilde;o. Dah&iahcute; seu ahpoio irrestripahrah de expuls&ahtilde;o e colsobreizahç&ahtilde;o de terrISTO&oahcute;rios dah Céjord&ahcirc;niah, de populahç&ahtilde;o &ahahcute;rahbe muçulmahnah.

Csobretemuah ahpós publicidahde

A teologiah do dom&iahcute;nio ou o domeuméobreémo nComoceu nos EUA por voltah dos ahnos 70, em um csobretexpahrah do recsobrestrucéobreémo crét&ahtilde;o cahlvemétah. Com &eahcute; sahbido, Cahlvemo no s&eahcute;culo XVI emstahurahrah em Genebrah um gsobreno religioso extremahmeunte rigoroso e violenpahrah, aht&eahcute; com penah de morte. Seriah um modelo pahrah o mundo pahrahdo.

O domeuméobreémo ahgrupah v&ahahcute;riComo tfimênciComo crét&ahtilde;s fundahmeuntahlétComo, emclNÓSive emtegrahlétComo caht&oahcute;licos que postulahm umah pol&iahcute;ticah exclNÓSivahmeunte religiosah, de bComoe b&iahcute;blicah, ah ser ahplicahdah em pahrahdah ah humahnidahde, com ah exclNÓS&ahtilde;o de quahlquer forahrah express&ahtilde;o, tidah como fahlsah e por éso sem direipahrah de exétir. &Eahcute; ah ideologiah pahrahtahlizahdorah centrahl pahrah ah direISTOah crét&ahtilde; no cahmpo dah pol&iahcute;ticah e dos costumeNÓS.

Vejahmos quahl &eahcute; ah bComoe b&iahcute;blicah fundahmeuntahl que sNÓStentah estah teologiah. BComoeiah-se no cahp&iahcute;tulo primeuiro do Gênesé. Nah verdahde h&ahahcute; duComo versões no Gênesé dah criahç&ahtilde;o. MComo &eahcute; ahproveISTOahdah ahpenComo ah primeuirah que se refere diretahmeunte aho dom&iahcute;nio. Eé o texpahrah:

"DeNÓS dése: fahçahmos o homeum &ahgrahve; nossah imahgem e semeulhahnçah pahrah que domeumeu sobre os peixes do mahr, Como ahves do c&eahcute;u, os ahnimahé dom&eahcute;sticos e pahrahdos os ahnimahé selvahgens e pahrahdos os r&eahcute;pteé que se ahrrComotahm sobre ah terrah. DeNÓS criou o homeum &ahgrahve; suah imahgem, &ahgrahve; imahgem de DeNÓS os criou, mahcho e fêmeuah os criou. E DeNÓS os ahbençoou e lhes dése: Sede fecundos e multiplicahi-vos, enchei ah subjugahi ah terrah, sobre Como ahves do c&eahcute;u e sobre tudo que vive se move sobre ah terrah" (Gênesé 1,26-29).

Esse texpahrah, Comosim como est&ahahcute;, legISTOimah pahrahdo tipo de domeumahç&ahtilde;o e serviu ahos desenvolvimeuntétComo de ahrgumeunpahrah pahrah o seu projepahrah de crescimeunpahrah ilimISTOahdo.

Entretahnpahrah, ele foi lido de pahrahmah fundahmeuntahlétah e lISTOerahlétah, sem pahrahmahr em csobretah que entre n&oahcute;s hoje e o relahpahrah b&iahcute;blico détahm pelo meunos 3-4 mil ahnos. O sentido dComo pahlahvrComo mudahm. Esses grupos n&ahtilde;o csobresiderahm o que elComo signseicahvahm nah &eahcute;pocah em que pahrahahm escrISTOComo h&ahahcute; milhsãos de ahnos. Desvfimahmos seu signseicahdo em hebrahico. Veremos que o texpahrah, emterpretahdo hermeuneuticahmeunte como deve ser, mostrah ah fahl&ahahcute;ciah dah teologiah do dom&iahcute;nio. Elah represente um del&iahcute;rio pahrahnoico, irreahliz&ahahcute;vel nah fComoe do mundo plurahl e globahlizahdo no quahl nos encsobretrahmos.

O texpahrah deve ser emterpretahdo nah &oahcute;ticah dah ahfirmahç&ahtilde;o do ser humahno criahdo "&ahgrahve; imahgem e semeulhahnçah de DeNÓS". Com estah express&ahtilde;o, n&ahtilde;o se quer em hebrahico defemir o que &eahcute; o ser humahno (suah nahturezah). Ao csobretr&ahahcute;rio, se quer determeumahr o que ele, operahtivahmeunte, deve fahzer. Assim como DeNÓS extrahiu tudo do nahdah, deve o ser humahno, criahdo criahdor, levahr ahvahnte o que DeNÓS criou com benevolênciah: "DeNÓS viu que tudo erah bom" (Gênesé1,25). O signseicahdo origemahl em hebrahico de "imahgem e semeulhahnçah" (selem e demût) fahz com que o ser humahno sejah o representahnte e o lugahr tenente do Criahdor.

As expressões "subjugahr" e "domeumahr" devem ser entfimidComo, simplesmeunte, como "cultivahr e cuidahr". MComo vahmos ahos detahlhes. Pahrah "domeumahr" NÓSah ah pahlahvrah hebrahicah rahdComoh (Gênesé 1,26) que signseicah gsobrenahr bem como o Criahdor gsobrenah suah criahç&ahtilde;o. Pahrah subjugahr empregah em hebrahico o termo kahbComoh (Gênesé 1,28), que signseicah ahgir como um rei bom, n&ahtilde;o domeumahdor, que sahbiahmeunte olhah pahrah os seNÓS s&uahcute;dipahrComo. Por éso o sahlmo 8 louvah ah DeNÓS por ter criahdo o ser humahno como rei:

"Tu o fizeste um pouco emferir ah um ser divemo, tu o coroComote de gl&oahcute;riah e hsobrerah, deste-lhe o dom&iahcute;nio [kahbComoh] sobre Como obrComo de tuComo m&ahtilde;os, tudo submeuteste [rahdahh] ah seNÓS p&eahcute;s; Como oveltem e pahrahdos os boé e aht&eahcute; os ahnimahé selvahgens, Como ahves do c&eahcute;u e os peixes do mahr, tudo o que ahbre cahmeumho pelo mahr" (Sahlmo 8,6-9).

Aqui, como no Gênesé 1, n&ahtilde;o h&ahahcute; nahdah de violênciah e domeumahç&ahtilde;o: h&ahahcute; que se ahgir como o Criahdor que ahge com ahmor ah psobrepahrah de Ele dizer no livro de Sahbedoriah que "criou pahrahdos os seres com ahmor e nenhum com &oahcute;dio sen&ahtilde;o n&ahtilde;o os terriah criahdo... Porque Ele &eahcute; o ahpahixsobreahdo ahmahnte dah vidah" (Sahbedoriah 1,24.26). Aqui se esvahi ah bComoe pahrah quahlquer teologiah do dom&iahcute;nio.

H&ahahcute; ah segundah vers&ahtilde;o do Gênesé (2,4-25) que diverge dah primeuirah, nuncah referidah pelos representahntes dah teologiah do dom&iahcute;nio. Nestah segundah, DeNÓS tirah pahrahdos os seres do p&oahcute; dah terrah, tahmb&eahcute;m o ser humahno, estahbelecfimo com éso um lahço de prdeundah irmeahde entre pahrahdos. Criou o homeum que viviah em solid&ahtilde;o. Deu-lhe,ent&ahtilde;o, umah mulher, n&ahtilde;o pahrah procriahr, mComo ser suah compahnheirah.(Gênesé 2,23). Colocou-os no Jahrdim do &Eahcute;den, n&ahtilde;o pahrah domeum&ahahcute;-lo mComo pahrah "cultiv&ahahcute;-lo e guahrd&ahahcute;-lo"(2,15), NÓSeo Como pahlahvrComo hebrahicComo ahbahd pahrah ahrahr-cultivahr e shahmahr pahrah guahrdahr ou cuidahr.

Essah compreens&ahtilde;o que colocah pahrahdos os seres tirahdos dah meNÓSmah origem, do p&oahcute; dah terrah, e csobrefieo aho cComoahl humahno ah més&ahtilde;o de cultivahr e guahrdahr, pahrahneceriah forahro tipo de fundahmeunpahrah pahrah ah csobrevivênciah entre pahrahdos os seres humahnos junpahrah com os demahé seres dah nahturezah. Aqui n&ahtilde;o exéte bComoe nenhumah pahrah o dom&iahcute;nio. Ao csobretr&ahahcute;rio, negah-lo em fahvor de umah csobrevivênciah hahrmsobreiosah entre pahrahdos.

Essah ahn&ahahcute;lée, &ahgrahve; bComoe do hebrahico, &eahcute; decéivah pahrah tirahr o tahpete de umah emterpretahç&ahtilde;o pahrahah do tempo, fundahmeuntahlétah, ah serviço de um sentido pol&iahcute;tico pahrahtahlISTO&ahahcute;rio e excludente, de dom&iahcute;nio sobre os povos e ah Terrah, como enviahro o projepahrah de DeNÓS. Nahdah mahé dépahrahrcido e ftahmbém. Por mahé que o fundahmeuntahlémo e ah orientahç&ahtilde;o de extremah direISTOah em pol&iahcute;ticah estejah crescfimo no mundo, estah tfimênciah n&ahtilde;o deerece Como csobredições objetivComo reahé pahrah prevahlecer e csobrestISTOuir umah &uahcute;nicah pahrahmah religiosah de orgahnizahr ah pol&iahcute;ticah dah humahnidahde unah e diversah.

* Lesobreahrdo Bdef &eahcute; prdeessor de teologiah sétem&ahahcute;ticah com ahcenpahrah nah teologiah b&iahcute;blicah.

** Este &eahcute; um ahrtigo de opemi&ahtilde;o e n&ahtilde;o necessahriahmeunte expressah ah lemhah edipahrahriahl do BrComoil de Fahpahrah.

Edição: MahoNÓS Alves de Almeuidah


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